sexta-feira, novembro 20, 2009

O Dia Nacional da Conciência Negra

Os negros foram escravizados no BRASIL por mais de 300 anos.

Nesse período , eles promoveram várias formas de luta contra a scravidão, como fugas e a formação de quilombos.

Os quilombos eramcomunidades em que se abrigavam escravos fugidos de seu local de trabalho, alguns índios e brancos pobres.Os quilombos se formaram em diferentes regiões do BRASIL. o NORDESTE, a maior parte dos escravos fugia das fazendas de açúcar .

O maior dos quilombosfoio de Palmares, nas terras do atual estado de Alagoas. Palmares era organizado segundo tradições trazidas da África. Lá havia uma forma de governo própria, criação de animais e cultivo de alimentos. Os moradores de Palmares também faziam comércio com comunidades vizinhas. Por mais de 50 anos os senhores de engenho e as autoridades tentaram, sem sucesso, destruir o quilombo dos Palmares.

Ele só foi destruído e 20 de novembro de 1695, quando foi morto se principal líder, Zumbi. Hoje, o dia 20 de novembro é comemorado como o Dia Nacional da Conciência Negra.

Livro Projeto Pitanguá , História, 5º ano página 23.

2 comentários:

  1. Oi sou eu a gabizinhajb,me desculpe pela postagem eu não sabia mesmo!Poxa desculpa mesmo !já coloquei a fonte

    ResponderExcluir
  2. Oi sou eu a gabizinha jb!Olha eu não sabia que tinha que colocar fonte na postagem sou nova pelo blogger então não sei de muitas coisas!Me desculpe mesmo!E eu estive em provas na escola por isso demorei a responder!Me desculpe mesmo!Prometo que não faço mais!Perdão meeeesmo!Já coloquei a fonte!Gabizinhajb

    ResponderExcluir

Comentem :D